Esta é uma questão que deixa muito brasileiros confusos: Como são as residências estudantis em Portugal e como funcionam?
Residência Estudantil no Campus
A grande maioria das universidades e institutos politécnicos, principalmente os públicos, têm residência estudantil no próprio campus. A grande questão é: há vagas? Infelizmente o número de camas disponíveis não atende a população que precisa, e para ser um processo justo, todas as instituições abrem candidaturas para as suas residências com o intuíto de selecionar os estudantes.
Alguns dos critérios de seleção (seriação) passam por estudantes mais carenciados (baixos rendimento familiar), distância da moradia da família em Portugal, entre outros.
As residências estudantis das universidades são simples e sem muito luxo, mas atende todas as necessidades. Podem contar com quartos individuais, duplos ou até triplos, com ou sem casa de banho privativa (banheiro).
Há áreas comuns como cozinhas, lavandaria (como dizem os portugueses), área de estudos e podem ter alguma área de lazer.
A grande vantagem aqui é a localização, uma vez não precisará de transportes para chegar às aulas, e os custos mensais que são bem atrativos.
Residências Privadas:
Além das residências estudantis das instituições públicas, há também as residências privadas, que não são vinculadas a qualquer universidade, mas também estão em localizações privilegiadas, perto das principais instituições de ensino da cidade.
Nesse tipo de residência, há quartos individuais ou compartilhados, que vão dos mais simples aos mais luxuosos. Com espaços comuns como: salas de estudos, cozinha, lavanderia, terraço e alguns, podem ter também academia, piscina e outros atrativos.
Os valores variam de acordo com o quarto escolhido, e o pagamento também pode variar, sendo por ano, semestre ou até outras modalidades.
Normalmente, as taxas já incluem todas as despesas (água, luz, internet e outras). Além disso, o processo costuma ser mais tranquilo e menos burocrático. O que é uma grande facilidade!
Existem diversos benefícios em viver em uma moradia universitária durante o período acadêmico. Veja aqui alguns desses benefícios.
Alugar quartos:
Outra alternativa às residências universitárias, públicas ou privadas, são os quartos. Existem casas e apartamentos em Portugal, em que os proprietários alugam os quartos para estudantes e trabalhadores.
Os valores podem variar de acordo com a localização do imóvel, e as condições também. Já que neste caso, o aluguel seria diretamente com os senhorios (como são chamados os proprietários dos imóveis alugados). Também por isso, o processo pode ser mais burocrático, que dependem das exigências de cada proprietário.
Ao alugar quarto em apartamento, pode acontecer do estudante ter uma maior privacidade e liberdade, principalmente com relação a horários.
Os valores para este tipo de alojamento são um pouco maiores comparados às residências universitárias. No entanto, mais em conta se comparar com o aluguel de um espaço inteiro.
Conheça algumas de nossas residências estudantis parceiras clicando aqui.
Importante saber 👉 independente do tipo de moradia que escolher, é importante verificar o que, exatamente, é oferecido. Na maioria das vezes, é responsabilidade do estudante levar itens como: roupa de cama, toalhas, produtos para lavanderia e outros itens essenciais.
Alugue sempre com segurança e desconfie de valores muito baixos! Veja nesta página, importantes dicas que preparamos para que você possa ter maior segurança ao fazer a sua reserva de moradia.
Como saber qual a melhor opção para você? A nossa equipe pode te ajudar a encontrar a residência ideal para você! Fale com a nossa equipe!